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Sem uma não tem a outra


Não existe um relativo enganoso sem um definitivo além da delusão, e vice-versa. O ensinamento do Buda é completamente além dos extremos de fugir das aparências ou reificá-las.


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Aparência deludida, primordialmente vazia

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Sem ética e perspectiva espiritual, é possível praticar o darma? Se o sofrimento acaba na hora da morte, por que se incomodar com a prática budista?tendrel

Budismo sem renascimento?

Sem ética e perspectiva espiritual, é possível praticar o darma? Se o sofrimento acaba na hora da morte, por que se incomodar com a prática budista?
Na visão budista, é muito fácil nascer animal ou em pior circunstância, sem nenhuma chance de ser capaz de reconhecer ou praticar o Darma do Buda. E se nascemos humanos, é muito difícil ter o mérito de encontrar, ver valor e oportunidade de se engajar no darma como praticante. A chance de ter um nascimento dotado das liberdades e vantagens na próxima vida é muito pequena. Pior do que isto, mesmo nessa vida pode ser que ainda não tenhamos usufruído totalmente dessa oportunidade, e, se a temos em certa medida, podemos perdê-la com grande facilidade. Como fazer para não perder o darma e aumentar a chance de reencontrá-lo, caso não atinjamos realização nessa vida?tendrel

Como renascer budista

Na visão budista, é muito fácil nascer animal ou em pior circunstância, sem nenhuma chance de ser capaz de reconhecer ou praticar o Darma do Buda. E se nascemos humanos, é muito difícil ter o mérito de encontrar, ver valor e oportunidade de se engajar no darma como praticante. A chance de ter um nascimento dotado das liberdades e vantagens na próxima vida é muito pequena. Pior do que isto, mesmo nessa vida pode ser que ainda não tenhamos usufruído totalmente dessa oportunidade, e, se a temos em certa medida, podemos perdê-la com grande facilidade. Como fazer para não perder o darma e aumentar a chance de reencontrá-lo, caso não atinjamos realização nessa vida?
Embora para nós o Buda tenha tido a compaixão de aparecer na forma humana, ele mesmo disse que não era um deus, que não era um demônio, e que não era um ser humano -- mas que apenas era “desperto”. O que isso implica? Será que um Buda está sujeito aos impulsos humanos, que são próprios do processo de adaptação biológica?tendrel

O Buda não é humano

Embora para nós o Buda tenha tido a compaixão de aparecer na forma humana, ele mesmo disse que não era um deus, que não era um demônio, e que não era um ser humano -- mas que apenas era “desperto”. O que isso implica? Será que um Buda está sujeito aos impulsos humanos, que são próprios do processo de adaptação biológica?
O refúgio no darma se forma por interdependência, que exige uma forma de raciocínio diferente do axiomático/por prova. O raciocínio se embasa necessariamente em epistemologia incompleta e circunstancial (como, se a pessoa vai examinar, tudo mais na vida).tendrel

Além de uma dúvida razoável

O refúgio no darma se forma por interdependência, que exige uma forma de raciocínio diferente do axiomático/por prova. O raciocínio se embasa necessariamente em epistemologia incompleta e circunstancial (como, se a pessoa vai examinar, tudo mais na vida).


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